segunda-feira, 20 de julho de 2009

Fórum 1 – Concepções de ensino/aprendizagem

Modelo instrucionista:
Baseado em concepções centradas na transmissão de informações fragmentadas ao aluno por meio do livro texto, da exposição do professor, que impõe conteúdos sobre o aluno. O professor é o único detentor do conhecimento e o papel do aluno no processo é de passividade, memorizando todo conteúdo abordado. A avaliação predominante é a prova, onde o erro do aluno é visto como forma de castigo e de punição.
Modelo Construcionista:
Baseado na concepção de que o professor e o aluno exercem um papel ativo e as idéias e interesses dos alunos são considerados. O aluno é o foco do processo e baseia-se em atividades de investigação de situações-problemas. A definição de “erro” compreende os rumos da aprendizagem, a intervenção pedagógica. Assim, a avaliação tem uma perspectiva formativa, que visa ao aperfeiçoamento do processo de aprendizagem do aluno que é acompanhado e orientado pelo professor.
A partir dos modelos expostos acima, percebo grandes vantagens na concepção construcionista, que permite ao aluno vivenciar experiências, participando de atividades escolares. Uma forma de favorecer o aprendizado do aluno é por meio de trabalhos com projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário