segunda-feira, 20 de julho de 2009

Atividade 7

Aguardar

Atividade 6

Aguardar!

Fórum 4 – Autocrítica

No Módulo Intermediário foi desenvolvido um projeto no Portal do Educarede www.educarede.org.br com o nome Minha Terra 2007. O projeto tinha como objetivo trabalhar a cultura do Brasil, através de algumas temática – cultura, trabalho e cidade. Favorecia também a troca de experiências, relatos entre os participantes de diferentes regiões. O trabalho foi desenvolvido na EMEIF Ary de Sá Cavalcante, com os alunos do 8º e 9º ano, nas disciplinas de História, Língua Portuguesa e Artes do turno da noite. Fiquei na responsabilidade de articular no laboratório de Informática as atividades desenvolvidas fora e dentro da sala de aula. No decorrer do projeto os alunos registravam todo o material produzido no ambiente, participavam de bate-papo, fóruns, etc. Para finalizar o projeto, foi criado um livro virtual com as redações finais do alunos.
Não considero que no trabalho desenvolvido tenha ocorrido erros, poderia pontuar algumas dificuldades no desenvolvimento do mesmo, tais como articulação de professores na perspectiva interdisciplinar, preocupação com o tempo de desenvolvimento do projeto pelos professores prejudicando o conteúdo que seria abordado em sala (segundo alguns professores, eles teriam que concluir os conteúdos abordados em seu plano anual). Como aspectos positivos, percebi a motivação dos alunos nas atividades extra-classe, no trabalho envolvendo a Internet, tanto para pesquisa, quanto no ambiente do Educarede e no trabalho final de ver seus trabalhos em um livro virtual.

Fórum 3 – Autonomia, interdisciplinaridade e currículo

O currículo não pode ser visto como algo fechado. O trabalho desenvolvido através de projetos, permite uma flexibilidade ao ato de ensinar e aprender. No trabalho com Projetos cabe ao professor está atento as diversas situações que poderão surgir no decorrer durante a sua execução. Sabemos que nem todos os conteúdos que estavam programados para aquele determinado ano, será desenvolvido durante aquele ano e os ritmos de aprendizagens não são os mesmos para todos os alunos. É necessário compatibilizar a aprendizagem através do projeto com os conteúdos curriculares e criar um sistema de acompanhamento que leve em consideração as particularidades do ritmo de aprendizagem de seus alunos. Encontramos nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN indicação de se trabalhar com projetos.

Fórum 2 – Projetos didáticos e papéis sociais de professores e estudantes

O projeto didático ressignifica o espaço escolar, oferecendo uma nova perspectiva ao processo ensino-aprendizagem, permitindo que o aluno aprenda fazendo, selecione, articule informações, tome decisões, trabalhe em grupo, gerencie confronto de idéias, aprenda colaborativamente, levante hipóteses, estabeleça relações com o seu cotidiano, com aquilo que já sabe, forme novas idéias e novas compreensões, e reconhecendo sua autoria naquilo o que produz. O papel do professor é oferecer acesso aos alunos em diferentes fontes, atribuindo-lhes significados e construção de conhecimento para que desenvolva e atinja novos patamares.

Fórum 1 – Concepções de ensino/aprendizagem

Modelo instrucionista:
Baseado em concepções centradas na transmissão de informações fragmentadas ao aluno por meio do livro texto, da exposição do professor, que impõe conteúdos sobre o aluno. O professor é o único detentor do conhecimento e o papel do aluno no processo é de passividade, memorizando todo conteúdo abordado. A avaliação predominante é a prova, onde o erro do aluno é visto como forma de castigo e de punição.
Modelo Construcionista:
Baseado na concepção de que o professor e o aluno exercem um papel ativo e as idéias e interesses dos alunos são considerados. O aluno é o foco do processo e baseia-se em atividades de investigação de situações-problemas. A definição de “erro” compreende os rumos da aprendizagem, a intervenção pedagógica. Assim, a avaliação tem uma perspectiva formativa, que visa ao aperfeiçoamento do processo de aprendizagem do aluno que é acompanhado e orientado pelo professor.
A partir dos modelos expostos acima, percebo grandes vantagens na concepção construcionista, que permite ao aluno vivenciar experiências, participando de atividades escolares. Uma forma de favorecer o aprendizado do aluno é por meio de trabalhos com projetos.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Atividades realizadas

Vivenciando o Desenvolvimento de Projeto com Mídias Integradas na educação

Objetivos

O Módulo tem os seguintes objetivos:

  • Explorar o processo de construção de projetos didáticos, utilizando, de forma integrada, as diversas mídias (rádio, televisão, impresso, sítios web).
  • Auxiliar a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Ciclo Avançado, por meio de orientações e atividades voltadas para o projeto didático e a monografia.
  • Contribuir para a formação de profissionais em educação capazes de produzir projetos, e estimular a produção dos estudantes, nas diferentes mídias.
  • Levar os docentes a refletirem criticamente a respeito da sua própria prática e do papel desempenhado pelas tecnologias de comunicação na criação de um novo ambiente educacional.